quinta-feira, 1 de julho de 2010

O LÍDER SEM LIDERADOS !

Hoje estava me questinando várias coisas sobre o que penso a respeito da minha vida profissional, no que me tornei, que caminhos percorri na minha carreira, nas pessoas que contruiram pedra por pedra o traçado da minha caminhada. Nas pessoas com as quais aprendi o que é certo e o que é errado. Nas pessoas que formaram meu caráter profissional e pessoal.

Pensei que no decorrer dessa caminhada, ainda nem 1/4 trilhada, tive muitas pessoas que me disseram muitas coisas. Pensei também que sempre, sempre, tirei lições de todas as experiências que tive, fossem elas boas ou más.

Pensei que sempre tive um Norte, uma direção a seguir, traçada por mim e ninguém mais.

Pensei que jamais teria chegado onde cheguei se não tivesse em mim uma força de vontade imensa de aprender. Que nunca tive vergonha de perguntar, que nunca tive medo de coisa alguma, que enfrentei meus desafios e que acima de tudo, sempre procurei ler, ler muito sobre o assunto ao qual me dediquei nos últimos 6 anos.

Pensei também que nesse tempo liderei muitas pessoas, das quais nunca vou me esquecer, pessoas que hoje ocupam posições diferentes daquelas que ocupavam antes de me conhecer, e que de alguma maineira ajudei também a contruir suas vidas.

Mas o que me deixa realmente intrigado, são as pessoas que não consegui ajudar, as pesoas que não consegui, de alguma forma, passar meus conhecimentos, que me frustaram, pois havia uma porta imensa de conhecimento a ser explorado e elas não aproveitaram.

Não aproveitaram porque ? Não tiveram capacidade? Não tiveram interesse? Ou simplesmente eu não consegui?

Pensei que deveria ser simples, pois se eu aprendi assim as demais pessoas aprenderiam comigo o que eu aprendi com os outros. Ou não é assim que se passa o conhecimento?

Então por último pensei e percebi que aprendi mais uma lição. AS PESSOAS NÃO SÃO IGUAIS. Agem diferentemente a estímulos idênticos e que um verdadeiro líder tem que saber lidar com isso. Tem que saber lidar com a frustração de descobrir que ele não pode fazer as pessoas pensarem e agirem como ele, pois se fosse assim, liderar pessoas seria uma tarefa muito simples e corriqueira.

Então Diego, a única coisa a fazer é continuar trilhando seu caminho e se movimentando de acordo com a maré, porque afinal de contas as pessoas e situações mudam, sempre mudam.

Você diria que a um ano atrás você encontraria no escrever, uma maneira de extravasar seus sentimentos e frustrações? Suas alegrias? (leiam http://diegoturibio.tumblr.com) e seus pensamentos sérios sobre a vida ?

A resposta é não. As pessoas amadurecem cara. E começo a concordar com os, ao seu redor, que dizem que você está nesse caminho.

abs

Nenhum comentário:

Postar um comentário